Notícias

26 de Fevereiro, 2021 | Plantio

Adubação Nitrogenada

Adubação Nitrogenada

O nitrogênio é o insumo mais importante para o trigo, que aproveita o máximo do N disponível independentemente da fase que se encontra, ou seja, quando fracionamos o N em mais de uma aplicação, vamos beneficiar a planta em várias fases importantes na formação do potencial de rendimento e qualidade industrial.

A cultura do trigo exige adubação nitrogenada na “base” - que é durante a semeadura.

Ela é importante para:

🌾 Melhor estabelecimento e formação inicial do potencial;

🌾 Aumento do tamanho das folhas;

🌾 Aumento do número de perfilhos;

🌾 Aumento no número e tamanho de espigas.

 

Uma segunda dose da aplicação de nitrogênio deve ser realizada em cobertura, agora na fase entre o duplo anel e a espigueta terminal da plântula de trigo.

O nitrogênio auxilia a planta a aumentar a quantidade de espigas, pois nessa fase inicia o período reprodutivo e a formação da espiga;

A aplicação de nitrogênio nesse estágio determina o maior número de flores férteis (flores que irão estabelecer grãos) consequentemente elevando o potencial produtivo.

A terceira dose de cobertura é indicada no início do emborrachamento, quando a folha bandeira esta recém visível, estágio importante na formação do potencial de rendimento. É nesse estágio que o Nitrogênio gera incrementos sobre o número de espigas por m², viabilizando os perfilhos e, consequentemente, o número de flores férteis por espiga, além de incrementar o teor de proteína dos grãos que serão formados.

Fonte: Embrapa, Biotrigo  e Dr. Claudio Mario Mundstock, Engenheiro Agrônomo Ph.D

WhatsApp